• Matéria: Português
  • Autor: eduardoferrarimoreir
  • Perguntado 5 anos atrás

1. Getúlio Vargas assumiu a presidência em 03/11/1930, após um golpe que tirou o presidente Washington Luís do poder e impediu a posse de Júlio Prestes, vencedor da eleição de 1930, mesmo que fraudadas. Uma junta militar entregou o poder a Vargas. Entre as primeiras medidas tomadas por Getúlio Vargas, ao assumir o governo, em 1930, podemos citar: *
1 ponto
a) Convocou uma nova eleição presidencial para março de 1931. Nessas eleições a política do café com leite foi refeita, só que dessa vez Getúlio Vargas apoiou o Partido Republicano de São Paulo. O resultado foi a vitória de Vargas que governou o país pelos próximos quatro anos.
b) Getúlio Vargas tratou de fazer várias mudanças. Cancelou a Constituição de 1931. Fechou o congresso nacional e as assembleias de estados e municípios e afastou os governadores dos estados e nomeou interventores ligados ao tenentismo em seus lugares.
c) O governo de Getúlio Vargas se aliou aos cafeicultores paulistas e decretou a prisão de todos os rebeldes dos movimentos tenentistas da década de 1920. A Coluna Prestes foi desmontada e seu principal líder, Luís Carlos Prestes, expulso do país.
d) Expulsou todos os políticos paulistas do governo. Nomeou um interventor gaúcho para o estado de São Paulo e cancelou as eleições nos municípios paulistas como forma de punição aos apoiadores de Júlio Prestes.
“A criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em 26 de novembro de 1930, foi uma das primeiras iniciativas do governo revolucionário implantado no Brasil no dia 3 daquele mesmo mês sob a chefia de Getúlio Vargas. [...] Até então, no Brasil, as questões relativas ao mundo do trabalho eram tratadas pelo Ministério da Agricultura, sendo na realidade praticamente ignoradas pelo governo.”
A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. FGV/CPDOC. Disponível em: - Acesso em: 17 mar. 2021.
2. Com base no trecho do texto assinale a alternativa correta sobre o Ministério do Trabalho. *
1 ponto
a) regulamentou muitos direitos dos trabalhadores, entre os quais a Criação da Carteira de Trabalho, a jornada de oito horas, o descanso semanal remunerado, o direito à aposentadoria e pensão e concessão do direito à licença-maternidade.
b) Fundiu o Ministério do Trabalho com o Ministério da Saúde e Educação. O objetivo principal era economizar verbas públicas e evitar despesas consideradas desnecessárias em um monte que o Brasil sofria os efeitos da crise econômica internacional.
c) Possibilitou a sindicatos a realização de acordos paralelos com os trabalhadores como a liberação da jornada de trabalho (o empregador deveria definir quantos horas o operário deveria trabalhar por dia) e o pagamento de férias e 13o salário..
d) Deu possibilidade para que mulheres e crianças pudessem trabalhar durante meio período, porém desde que fossem respeitadas a matrícula obrigatória em escola pública para as crianças e o cumprimeto dos serviços domésticos para as mulheres

Respostas

respondido por: marijotaves
0

Resposta: 1-b) Getúlio Vargas tratou de fazer várias mudanças. Cancelou a Constituição de 1931. Fechou o congresso nacional e as assembleias de estados e municípios e afastou os governadores dos estados e nomeou interventores ligados ao tenentismo em seus lugares.

2-a) regulamentou muitos direitos dos trabalhadores, entre os quais a Criação da Carteira de Trabalho, a jornada de oito horas, o descanso semanal remunerado, o direito à aposentadoria e pensão e concessão do direito à licença-maternidade.

Explicação:

Perguntas similares