Ao observar a tabela, é possível verificar que a imigração japonesa não ocorreu no período entre 1884 a 1903. Os primeiros imigrantes vindos do Japão, cerca de 790 ao todo, desembarcaram no porto de Santos em 1908. Sobre as características desse movimento migratório, é incorreto afirmar:
A
Seguindo a marcha do café, os japoneses também se fixaram no Paraná, com destaque para os municípios de Londrina e Maringá.
B
Além dos 790 japoneses que aportaram no Brasil em 1908, muitos outros navios aportaram, trazendo imigrantes japoneses com destino ao interior paulista cafeeiro.
C
Os japoneses tiveram muita dificuldade de adaptação, não só pela língua, mas por terem cultura completamente diferente da brasileira e europeia.
D
Os japoneses também se estabeleceram em colônias concentradas nos estados de São Paulo e Pará.
E
Os japoneses foram os principais responsáveis pela colonização da região Sul brasileira, destacando-se os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Respostas
Resposta:
Alternativa E. Os japoneses, tanto em São Paulo quanto no Paraná, no seu processo de colonização dedicaram-se à monocultura do café, do algodão e da soja.
Explicação:
A imigração de japoneses cresceu durante a década de 1930. Cerca de 75% dos imigrantes japoneses foram para São Paulo, estado que tinha grande necessidade de mão de obra para trabalhar nos cafezais. Mas, com a abertura de novas frentes de trabalho, os imigrantes japoneses vinham trabalhar também no cultivo de morango, chá e arroz. Pequenas comunidades nipo-brasileiras surgiram no Pará com imigrantes japoneses atraídos pelo cultivo da pimenta-do-reino. Na década de 1930, o Brasil já abrigava a maior população de japoneses fora do Japão. Muitos imigrantes japoneses continuaram a chegar nesse período, muitos deles atraídos pelos parentes bem-sucedidos que já tinham emigrado.
Resposta:
letra E
Explicação: