• Matéria: Português
  • Autor: yasmiinalmeida
  • Perguntado 5 anos atrás

Transcreva uma frase do texto que caracteriza o teor satírica do conto um homem de consciência

Respostas

respondido por: fabiorosacrus20
1

Resposta:

Explicação:

Principais Características

A sátira tem como característica principal a forte carga de ironia e sarcasmo. Embora nem sempre ela tem como objetivo induzir ao riso, geralmente, este estilo literário se aproxima da comédia.

Trata-se, portanto, de uma crítica social feita às pessoas e aos costumes de maneira caricata. Por este motivo, muitas sátiras têm como alvo os políticos, artistas e pessoas de relevância social.

Assim, ela é usada como instrumento para expor ideias e ainda, como ferramenta lírica. Nesse sentido, a sátira nada mais é que uma poesia usada para ridicularizar costumes, figuras públicas, instituições, etc.

Vale notar que nem sempre ela é literária, sendo também usada no cinema, na música e na televisão.

Também como marca da sátira está a denúncia de assuntos que supostamente seriam tratados de maneira séria.

No entanto, devemos lembrar que nem toda sátira é destrutiva, embora tenha forte ação no ataque e na desmoralização.

Ela aplica de maneira cômica o texto aos personagens, ressaltando defeitos e carências morais e de caráter. É assim que usa o humor para censurar práticas danosas.

É comum a sátira apresentar diálogos com mistura de estilos. O uso de recursos que vão da maledicência à obscenidade são notórios quando representa tipos quase deformados e cheios de vícios.

Nunca fora nada na vida, nem admitia a hipótese de vir a ser alguma coisa. e por muito tempo não quis nem sequer o que todos ali queriam: mudar-se para terra melhor.

   Mas João Teodoro acompanhava com aperto de coração o deperecimento visível de sua Itaoca.

   __ Isto já foi muito melhor, diz consigo. Já teve três médicos bem bons __ agora só um e bem ruinzote. Já teve seis advogados e hoje mal dá serviço para um rábula ordinário como o Tenório. Nem circo de cavalinhos bate mais por aqui. A gente que presta se muda. Fica o restolho. Decididamente, a minha Itaoca está se acabando ...

   João Teodoro entrou a incubar a idéia de também mudar-se, mas para isso necessitava dum fato qualquer que o convencesse de maneira absoluta de que Itaoca não tinha mesmo conserto ou arranjo possível.

   __ É isso, deliberou lá por dentro. Quando eu verificar que tudo está perdido, que Itaoca não vale mais nada de nada, então arrumo a trouxa e boto-me fora daqui.

   Um dia aconteceu a grande novidade: a nomeação de João Teodoro para delegado. Nosso homem recebeu a notícia como se fosse uma porretada no crânio. Delegado, ele! Ele que não era nada, nunca fora nada, não queria ser nada, não se julgava capaz de nada...

Perguntas similares