Respostas
Resposta:
Diversos acontecimentos históricos contribuíram para o surgimento das vanguardas europeias, bem como influenciaram as obras de seus artistas.
Em um momento pós-revolução industrial (séc. XIX) e com a Primeira Guerra Mundial (início do séc. XX), ocorriam diversas mudanças na sociedade. Havia avanços tecnológicos e científicos, a indústria continuava a progredir.
Assim, dentro deste contexto, os movimentos vanguardistas surgem questionando as verdades vigentes e propondo novas formas de se fazer e entender a arte. Além disso, havia uma busca pelo "choque", a fim de fazer as pessoas refletirem sobre a realidade. Excetuando-se o futurismo, todos os demais movimentos posicionavam-se fortemente contra os ideais a guerra. Assim, muitas obras eram ácidas, críticas, irônicas.
Resposta:
Os séculos XII e XIII foram os pontos altos da civilização medieval. Mas, no século XIV, a Europa Ocidental sofreu uma fase conturbada, marcada por dificuldades econômicas, diminuição da população, guerras e o enfraquecimento da Igreja. Estes foram alguns dos sinais que anunciaram o fim da Idade