,Segundo Le Goff (1996), a palavra história provem do grego histor, que significa 'testemunha', no sentido de 'aquele que vê'. Essa concepção origina a ideia de 'aquele que sabe', historein em grego antigo define 'procurar saber' ou 'informar-se', e histoire significa 'procurar'. A noção de quem 'procura saber' evoca do sujeito e os fatos ocorrem na realidade do mundo, nesse meio a visão do historiador identifica e explica as atividades humanas, no modo como os sujeitos interpretam e apresentam o processo histórico. Sobre as características que conceituam o processo da história no período moderno, avalie as asserções a seguir:
I- No período do Renascimento a cultura europeia ocidental retoma a produção histórica da antiguidade greco-romana com seus valores, arte, investigação e filosófica em detrimento da época medieval. A história passa a ser considerada evidenciando preocupações com relação aos textos antigos.
PORQUE
II- Desde a segunda metade da Idade Média surgiram estudos que começaram a reviver a tradição crítica dos filósofos e historiadores da antiguidade. Nesse sentido, o avanço das técnicas eruditas desencadeou vários campos de estudos como a cronologia, epigrafia, filologia, arqueologia, diplomacia, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Respostas
respondido por:
5
Resposta: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás