Hoje, ano 2021, que problemas poderiam ser citados para construirmos uma definição do neocolonialismo brasileiro, onde, por exemplo, toda sua soberania está em jogo neste cenário de governo de extrema direita, lacaio dos interesses econômicos?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1)
Os problemas sociais ficaram mais destacados, inclusive pelo aparecimento excludente da pandemia, que tornou tudo escancarado.
As questões estão além de partidos políticos, mas de interesses próprios dos políticos e de seus aliados que só pensam em seus círculos.
Independente do partido A de esquerda, B de direita ou C de centro, o conceito de neocolonialismo está associado a fatores de concentração de renda a poucos e a extrema miséria e pobreza evidenciada em grandes proporções. Grandes empresários, grande áreas improdutivas e a alta demanda para exportação e o aumento indescritível e incontrolável dos preços ao mercado local, menor poder de compra e salários defasados. Problemas sociais e de renda que escancaram a triste realidade do poder público com seus interesses próprios e excludentes da grande maioria da população que depende de trabalhos informais, subemprego e a marginalidade.
2. Quais aspectos da sociedade dividida entre carências e privilégios estão na base da impossibilidade da constituição de uma sociedade efetivamente democrática?
O problema está escancarado porque o povo mais vulnerável depende de rendas sociais, pois não tem uma renda digna, não tem trabalho formal e registrado.
E uma parte da população é alienada por governantes que falam em violência, de não ter um comando adequado frente a uma pandemia, sofrendo a parte mais vulnerável da população. É uma diferença discrepante, dos que precisam de recursos e aqueles que são privilegiados que fazem desdém e descompromisso com os recursos públicos e com a população, corrupção, leis defasadas, pois sabem que não vai dar em nada, e com isso essa diferença existirá enquanto a maioria não tiver seus valores colocados frente a frente com direitos adquiridos na prática, não apenas registrado na Carta Magna (Constituição Federal do Brasil).