• Matéria: Física
  • Autor: supertvff
  • Perguntado 4 anos atrás

Um avião,em um dado instante,larga uma bolsa.desenha essa trajetória da bolsa
1)Vista por uma pessoa que está no solo

2)Vista por uma pessoa que está dento do avião

Respostas

respondido por: karlhare
1

Resposta:

Tá aí na imagem

Explicação:

1) A bolsa cai dessa forma, descrevendo uma trajetória de uma parábola incompleta, pois assim que cai do avião, ela realiza movimento retilíneo uniformemente variado para baixo (eixo vertical), em ação da aceleração da gravidade, o conceito de queda livre. Junto a isso, ela realiza movimento retilíneo uniforme para a direita (eixo horizontal), ou seja, sua velocidade para o lado não muda.

Ela exerce esse MRU para a direita pois ela estava em movimento junto ao avião, junto a ele estava exercendo MRU. Quando ela sai do avião, esse MRU no eixo horizontal continua.

2) A trajetória da bolsa para quem está no avião seria só um MRUV para baixo, não sendo observada a trajetória para a horizontal como no primeiro caso. Esse é o conceito da inércia: Corpos que exercem a mesma velocidade uniformemente se vêm em repouso, e tendem a continuar na velocidade que exercem.

Exemplos disso: A terra gira a uma velocidade de 465m/s, porém não percebemos isso, pois estamos exercendo essa mesma velocidade junto a ela. Para um observador fora da terra, estaríamos exercendo esses 465m/s, entretanto.

Quando estamos em um ônibus, vemos seus outros passageiros parados, e nos sentimos parados também, até que vem uma freada brusca e nos joga para frente. Esse movimento de "jogar pra frente" é produzido pelo nosso próprio corpo que antes estava fazendo movimento junto ao ônibus, mas como o ônibus parou bruscamente, nosso movimento prosseguiu por um curto período de tempo suficiente para nos fazer ir para frente.

Anexos:
Perguntas similares