No dia 25 de janeiro de 2019, o município de Brumadinho – MG, viveu uma das mais trágicos acidentes de nosso país: uma das barragens de rejeitos da produção de minério de ferro, de uma empresa do grupo Vale do Rio Doce, causou uma enorme tragédia humana, social, trabalhista e ambiental naquela região. O evento causou uma comoção nacional, com expresso desejo pelo encerramento destas atividades de mineração, outrora perigosa e danosa em vários aspectos já citados.
Conforme nossos estudos sobre as empresas e as relações empresariais entre as empresas e com a sociedade, apresente quais as consequências que poderão acontecer no atendimento socioeconômico das atividades que ela proporciona e atende, em um suposto cancelamento das atividades da mineradora.
Respostas
Resposta:
O rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão. A Vale informou sobre o acidente à Secretaria do Estado de Meio-Ambiente às 13h37. Os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia, inclusive um refeitório, e parte da comunidade da Vila Ferteco.
Há ao menos sete pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros informou por volta das 8h30 de sábado (26) que havia entre 300 e 350 pessoas desaparecidas. Os bombeiros afirmam também que as sirenes de emergência não tocaram e divulgaram uma lista de pessoas resgatadas vivas.
Foram retiradas nove pessoas com vida da lama e 189 foram resgatadas. Quase 100 bombeiros estavam no local na sexta e o número deve chegar a 200 neste sábado (26).
A empresa diz que, dos 427 empregados que estavam no local, apenas 279 foram localizados. Segundo o presidente da Vale, Fábio Schvartsman, vazaram 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos - na tragédia de Mariana, há 3 anos, foram 43,7 milhões.
Explicação:
agradeceria mt se eu ganhasse melhor resposta:D