RAPIDO POR FAVOR
Leia o que se segue.
“No começo do século XIX, o número de habitantes no planeta atingiu a marca de 1 bilhão de pessoas”.
Fonte: Livro texto pág.39.
A - Cite dois fatores que foram determinantes para a população mundial atingir essa marca. Explique cada
um deles.
B – Pesquise qual é a população mundial, atualmente.
C – Indique três situações que você acredita, são indispensáveis para que a população tenha melhor
qualidade de vida. Justifique cada uma delas.
Respostas
Resposta:
A) crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes). Quando a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade, temos um crescimento vegetativo positivo, caso contrário, a taxa é negativa.
Explicação:
Somente no final do século XVII e início do século XVIII, o crescimento populacional no mundo se intensificou, vist
o que antes desse período a expectativa de vida era muito baixa, fato que elevava as taxas de mortalidade. Em 1930, a Terra era habitadas por cerca de 2 bilhões de pessoas e, em 1960, esse número atingiu a marca de 3 bilhões, com média de crescimento populacional de 2% ao ano. Durante a década de 1980, a população mundial ultrapassou a marca de 5 bilhões de pessoas.
B) 79 bilhões de pessoas
O número representa quase 43% da população mundial, que a ONU calcula em 7,79 bilhões de pessoas em 2020.
C) 1. Pratique exercícios físicos
Melhorar a qualidade de vida implica, em primeiro lugar, assumir hábitos saudáveis. Substituir uma rotina sedentária pela prática de exercícios físicos é, assim, a primeira providência de quem quer viver melhor.
Além dos benefícios para o corpo (controle da pressão arterial, da capacidade respiratória e dos níveis de colesterol, entre outros), uma caminhada ou corrida leve ao final do dia é excelente para recuperar o humor, espantar o estresse e arejar as ideias.
2. Consuma alimentos saudáveis
Adotar uma dieta mais equilibrada é outra atitude positiva quando se está buscando qualidade de vida. Procure diminuir o “peso” do seu prato, escolhendo alimentos saudáveis, naturais. Dê um tempo no refrigerante e nos industrializados; substitua-os por uma boa salada, frutas e um cardápio mais rico em fibras.
A mudança não terá impacto apenas na balança: você se sentirá mais disposto e com a autoestima lá no alto. E não se esqueça de beber muita água!
3. Valorize o silêncio
Ter um momento para se desligar dos problemas, respirar fundo e pensar calmamente ajuda a recuperar as energias e a focar no que realmente importa. Uma caminhada solitária no parque ou à beira-mar, distante do celular, ou escolher um lugar sossegado para ler um bom livro, são atividades recomendadas.
Vale também se inscrever num curso de meditação ou de yoga para manter a mente tranquila. A ordem aqui é: relaxe!