alguém pode me ajudar em essa questão de python?
Pedra, Papel, Ataque Aéreo é um jogo infantil muito popular, em que duas ou mais crianças formam um circulo e fazem
gestos com a mão na tentativa de obter a vitória.
As partidas são muito simples. Os jogadores podem escolher entre o sinal de uma Pedra (o punho), o sinal de um Papel (a palma aberta), e o sinal para o Ataque Aéreo (igual o do Papel, mas com apenas o polegar e o mindinho estendidos).
Uma partida, com dois jogadores, possuem as seguintes regras para se definir um vencedor:
• Ataque Aéreo vs. Pedra: Neste caso, o jogador com o Ataque Aéreo derrota o jogador com a Pedra, por razões óbvias.
• Pedra vs. Papel. Neste caso, o jogador com a Pedra derrota o com Papel porque a Pedra machuca muito mais.
• Papel vs. Ataque Aéreo: Aqui o Ataque Aéreo ganha, porque Ataque Aéreo sempre ganha e o Papel é patético.
• Papel vs. Papel: Nesta variação, ambos os jogadores ganham, porque o Papel é inútil e ninguém que enfrenta o Papel pode perder.
• Pedra vs Pedra. Para este caso não há ganhador porque depende do que os ogadores decidem fazer com a Pedra e
normalmente não fazem nada.
• Aereo vs. Ataque Aéreo: Quando isto acontece, todos os jogadores perdem, devido a Aniquilação Mútua.
Sua tarefa é escrever uma função chamada ppa(a,b) que, dada as escolhas de dois jogadores, informe quem venceu o jogo.
Entrada:
A função possui dois inteiros a eb, representando as jogadas do jogador 1 e do jogador 2. que podem ser os valores
1, 2 ou 3 e estes representam o seguinte:
• 1: para representar a Pedra.
• 2: para representar o Papel.
3: para representar o Ataque Aéreo.
Saída
A função deve retornar o seguinte:
"Jogador 1 venceu": se o jogador Um tiver vencido a partida;
• "Jogador 2 venceu": se o jogador Dois tiver vencido a partida;
• "Ambos venceram": se os dois jogadores tiverem vencido a partida;
• "Sem ganhador": se não houver ganhador; e
“Aniquilacao mutua": se ocorrer Aniquilação Mútua.
Observações:
Submeta somente o que foi solicitado.
Anexos:
barbagt6243:
ola
Respostas
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9
Para facilitar, vamos fazer uma tabela resumindo as 5 possibilidades de resultado seguindo a numeração dada no texto para os gestos.
Com isso, podemos utilizar uma estrutura condicional (if/elif) para permitir que o programa possar nos indicar o(s) vencedor(es) e/ou outros resultador.
Note que não incluiremos uma condição "default " para tratar uma possível entrada incorreta de dados na função (ex.: a=4, b=5), pois o exercício é explicito nas "observações" quanto a codificar/programar além do que é solicitado no texto.
[Python 3.8]
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