A “Questão Social” pode ser entendida dessa forma, como expressões de desigualdade vigentes na sociedade capitalista, onde nesta sociedade a produção e o trabalho são sociais, porém, a sua apropriação é de apenas da minoria da população, isso acarreta numa concentração e acumulação do capital nas mãos da minoria dos indivíduos e a maioria não usufrui desse capital encontra-se assim em situação de miséria, levando assim a uma sociedade muito desigual, onde o capital concentra-se cada vez mais nas mãos de poucos e do outro lado há uma crescente pobreza, segundo Abranches (1998, p. 16). Com base na imagem e no texto, assinale a alternativa correta a. A desigualdade econômica no Brasil explicita a desigualdade de gênero e étnicas que foram construídas no contexto histórico da formação econômica, política e social do país b. A divisão econômica do país não é desigual em todo território, na região norte do país por ser menos populoso, não há desigualdade de renda c. A economia instituída no Brasil é forjada na igualdade de oportunidades de todas as etnias e a diversidade, um país com igualdade social e econômica d. Por ser um país formado por migrantes europeus e africanos, a formação econômica e social do Brasil. é equânime para europeus e africanos, porém com prevalência de oportunidades para indígenas e. A miséria e a desigualdade social foi um macula na história do Brasil, mas com a nova república e a democracia racial o cenário brasileiro muda, sendo um país com alguns pontos desiguais na região sudeste do país.
Respostas
A opção correta sobre a desigualdade econômica no Brasil é a letra A. desigualdade econômica no Brasil explicita a desigualdade de gênero e étnicas que foram construídas no contexto histórico da formação econômica, política e social do país.
A desigualdade econômica no Brasil ainda é um tema recorrente, visto que os indivíduos não têm a mesma oportunidades.
Portanto, nesse tipo de desigualdade cabe ainda desigualdade de gênero e étnicas. Ou seja, as mulheres não têm as mesmas oportunidades que os homens.
Além disso, indígenas e demais etnias também são menos favorecidos nesse contexto.
A divisão econômica é diferente para as regiões do Brasil, no qual a região norte, por exemplo, não recebe o mesmo orçamento que lugares como sul e sudeste.
Abraços!