Rap é uma linguagem musical que mescla ritmos do continente africano, da Jamaica e dos Estados Unidos. Em geral, os raps narram acontecimentos cotidianos e denunciam a opressão sofrida por quem mora nas periferias de grandes cidades. Os compositores e interpretes de rap são chamados rappers ou MC`s. No Brasil, são comuns raps que têm como base o samba ou sons eletrônicos. Levando essas informações em consideração , responda: Você conhece alguma letra de rap? Qual? Sobre o que ela fala?
Respostas
Resposta:
Até quando?, Gabriel, o Pensador (2001)
Até quando?, um dos seus temas mais populares, é um hino à indignação e à revolta popular. Gabriel retrata o desabafo do brasileiro comum, que luta diariamente pela sobrevivência. Não tem tempo para nada, porque vive para trabalhar, mas não consegue nem comprar um brinquedo para o filho.
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado
Que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego, nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego?
Só fico no mesmo lugar
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar.
Falando diretamente com a classe trabalhadora, lembra que "não adianta olhar para o céu / com muita fé e pouca luta". Ou seja, afirma que não podem apenas rezar por uma melhoria na sua vida, precisam batalhar pelos seus direitos. Argumenta que, para que a realidade possa melhorar, as pessoas precisam estar conscientes e reivindicar dignidade e tempo para viver.