1. Dada o conjunto de instruções em assembly
9 ....
10 MOVE RA, 3
11 MOVE RB, 4
12 MOVE RC, 0
13 ADD RC, RA
14 SUBRB, 1
15 JUMP NZ, 13
16 MOVE 5, RC
17 .....
Indique qual o processamento realizado pelo código assembly:
A) 10+10+10
B) 3+13
C) 3+4+13
D) 3*4+!*13
E) 3*4
Respostas
Resposta:
10+10+10
Explicação:
Infelizmente a resposta veio por tentativa e erro, e olha que pesquisei muito sobre ela inclusive rodando aplicações em assembly. Se observar no BB está mal formulada sem a virgula antes do zero, SUBRB na verdade é uma operação de subtração SUB RB,1 enfim. Espero ter ajudado.
PERGUNTA 1
1.Quais as situações a seguir é recomendável o uso de linguagem de montagem:
( ) Para abstrair detalhes do computador e aumentar a produtividade dos programadores.
( ) Para programar microprocessadores
( ) Para criar aplicações a ser portadas para vários sistemas diferentes.
( ) Para construir uma rotina otimizada
( ) Para manipular recursos físicos de tal forma que não consiga ser expressa na linguagem de alto nível
Assinale a alternativa correta:
Resposta: F – V – V – V – V
PERGUNTA 2
1.Uma interrupção não é gerada:
Resposta: pelo acesso ao contador de programa
PERGUNTA 3
1.Dada o conjunto de instruções em assembly
Indique qual o processamento realizado pelo código assembly:
Resposta: 10+10+10
PERGUNTA 4
1.Sobre chamada de sistema, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Chamada de sistema é o mecanismo pelo qual um programa de usuário solicita um serviço do sistema operacional
( ) Chamada de sistema é uma interface essencial entre um processo e o sistema operacional
( ) Historicamente, as chamadas ao sistema são feitas com int $0x80
( ) Chamada de sistema é uma estrutura de dados do tipo pilha associada ao tratamento de interrupções
( ) Um contador de programa é um tipo de chamada de sistema
Assinale a alternativa correta:
Resposta: V – V – V – F – F
PERGUNTA 5
1.Linguagem de montagem
I.usa muitos nomes simbólicos (mnemónicos), incluindo a atribuição de nomes em posições específicas da memória principal e das instruções para operar o computador
II.tem como exemplo Assembly
III.é específica de cada arquitetura de computadores
IV.é composta também de instruções que não são executadas diretamente, mas que são úteis para o montador produzir o código de máquina
V.consiste em instruções executadas diretamente pelo processador
Assinale a alternativa correta:
Resposta: I, II e IV são corretas
PERGUNTA 6
1.Sobre tratamento de interrupção, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Interrupções podem ser causadas devido ao término de operação de E/S, a chegada de um dado em uma interface de rede, a uma tecla pressionada, e a um click no mouse
( ) As interrupções podem ser eventos gerados assincronamente à atividade regular do sistema
( ) No processador, o tempo de servir a interrupção é descontado do quantum do processo em execução (time-slice)
( ) A interrupção permite aos dispositivos periféricos sincronizarem a sua operação com a CPU. Interrupção libera a CPU de ficar verificando se algum periférico pretende reportar algum evento (“polling”) e evita desperdício de tempo de CPU
( ) A ocorrência de uma interrupção força uma mudança no fluxo de controle da CPU, pois esse fluxo é transferido para uma rotina de tratamento da interrupção correspondente
( ) O tratador de interrupção é na maioria das vezes assíncrono (sem comunicação entre o programa interrompido e o tratador), mas existe interrupção síncrona, como o caso do Trap
Assinale a alternativa correta:
Resposta: V – V – V – V – V
PERGUNTA 7
1.Em linguagem de montagem assembly, um rótulo:
( ) É identificador da instrução ou de uma constante
( ) É usado com mais frequência em instruções de desvio
( ) É o nome da operação ou função da sentença da linguagem de montagem
( ) Permite que o montador o defina como equivalente ao endereço para o qual será carregado o primeiro byte do código-objeto gerado para essa instrução
( ) Pode usar o rótulo como um endereço ou como dados no campo de endereço de outra instrução
Assinale a alternativa correta:
Resposta: V – V – F – V – V
PERGUNTA 8
1. Sobre as diferenças entre código-fonte, código de máquina e interpretadores, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Os compiladores usam o código fonte e criam um programa semanticamente equivalente, porém escrito em outra linguagem, código objeto
( ) Código-fonte é uma sequência de comandos ou instruções geralmente numa linguagem código de máquina (i.e., binária ou bytecode)
( ) Nas novas linguagens Phyton, PHP, Haskell, Lua, Ruby, Java, programadores escrevem código que os interpretadores interpretam e o convertem em código executável
( ) Um interpretador lê um código fonte, linha a linha, e converte a informação lida em código objeto à medida que o executa
( )Um interpretador lê um código fonte e converte o código fonte por inteiro e depois o executa
Assinale a alternativa correta:
Resposta: V – F – V – V – V
PERGUNTA 9
1.A estrutura de sentença da linguagem de montagem é composta pelos seguintes quatro elementos na seguinte ordem
Resposta: Rótulo, Mnemônico, Operando(s), Comentário
PERGUNTA 10
1.Em linguagem de montagem assembly, um comentário
Resposta: é ignorado pelo montador
Explicação: 10/10