Qual sua concepção sobre o racismo em nossos dias? Em pleno século XXI e em um país totalmente miscigenado? Dê sua opinião a esse respeito.
Respostas
O racismo no Brasil é resultado de anos de discriminação e marginalização da população negra e indígena no país.
Após a abolição da escravatura, não houve apoio financeiro para que os ex-escravizados pudessem ter uma vida digna, por exemplo, muitos tiveram que criar moradias nas áreas distantes ao centro, como morros, surgindo favelas e bairros periféricos. A população indígena desde o início sofreu com a tomada de seus territórios e perda de seus hábitos culturais, durante bom tempo não houve qualquer tentativa de mudar isso.
A miscigenação brasileira durante séculos anteriores surgiu com o intuito de embraquecer a população. Muitas pessoas das elites defendiam teorias raciais de que os brancos eram mais desenvolvidos que outras etnias, assim, quanto maior a população branca, maior chance do país se desenvolver. O resultado, por exemplo, foi que muitas mulheres negras e indígenas foram estupradas, resultando em uma população que em maioria foi fruto de uma ideologia racista.
Atualmente, devido a grande miscigenação, muitos brasileiros acreditam que o racismo no Brasil não é tão presente. Porém, o resultado é outro. O racismo atual no Brasil muitas vezes é disfarçado de piadas que constrange pessoas não-brancas.
Como podemos dizer que o Brasil não é um país racista se boa parte parte das comunidades carentes é formada por pessoas pardas e pretas? Se indígenas continuam perdendo e tendo que lutar por suas terras? Se as pessoas com condições financeiras favoráveis em maioria são brancas? Se vemos diversas notícias de pessoas sendo violentadas por suas etnias?
Generalizando, o Brasil é um país racista sim apesar da miscigenação. Na teoria, todos somos iguais, mas na prática não somos tratados como iguais. Enquanto as leis não forem colocadas em prática e as pessoas racistas não forem responsabilizadas isso não vai mudar.