A Revolução Industrial aconteceu primeiramente na Europa. Logo, a população europeia foi a primeira sociedade que se relacionou com as tecnologias industriais, tais como os maquinários, os layouts das fábricas, as metas a cumprir e a adoção da rotina de trabalho. No Brasil, quando a política de desenvolvimento industrial se iniciou, os empresários nacionais fizeram a opção de contratar imigrantes que já possuíam experiências no âmbito do trabalho nas fábricas. Logo, ao chegarem ao Brasil, os imigrantes se dividiram em dois grupos distintos, sendo:
I) os imigrantes que foram para as fazendas cafeeiras, sobretudo, em São Paulo e;
II) os imigrantes que foram para as cidades no intuito de trabalharem nas fábricas.
Pode-se afirmar que a entrada acelerada de imigrantes no Brasil se deve:
A.
à qualidade e experiência da mão de obra imigrante que trouxe tecnologia de ponta para a indústria brasileira.
________________________________________
B.
às constantes guerras na Europa, as quais dificultavam a vida dos operários que queriam ter uma vida no campo.
________________________________________
C.
às perseguições religiosas na Europa, que eram severas e punitivas a todos que duvidassem da fé católica.
________________________________________
D.
ao processo de abolição da escravatura no Brasil, os cafeeiros buscaram mão de obra alternativa para o país.
________________________________________
E.
à falta de pessoal qualificado no Brasil para executar as atividades nas fazendas e nas empresas.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Resposta:
D ao processo de abolição da escravatura no Brasil, os cafeeiros buscaram mão de obra alternativa para o país.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
Os imigrantes trouxeram consigo a experiência do trabalho na indústria, mas não o domínio no desenvolvimento da tecnologia, além disso, muitos desconheciam o plantio do café e passaram a ocupar as antigas senzalas e passaram a sofrer com as condições de trabalho nas fazendas. A vinda dos imigrantes estava atrelada ao convite do governo federal, que criou uma política de incentivos à imigração. Logo, vieram com a expectativa de trabalho e de enriquecimento.
Após a abolição da escravatura, muitos negros abandonaram as fazendas e migraram para os centros urbanos que, em muitos casos, negavam contratá-los e com isso, os fazendeiros pressionaram o governo a buscar alternativas na imigração para atender a demanda que não estava mais sendo atendida pela mão de obra escrava.
Precisamos lembrar que o processo de perseguição e punição da Igreja à população europeia teve fim em meados do séc. XVIII, logo a saída de europeus de seus territórios pátrios não estava atrelada a uma fuga religiosa. Desta forma, a busca de uma nova oportunidade de prosperar nas terras do Mundo Novo estava de acordo com a necessidade enfrentada pelo Brasil, que não possuía mão de obra suficiente para atender às demandas do mercado. Logo, a vinda dos imigrantes para o Brasil partiu de uma necessidade dos próprios imigrantes, que viram no país oportunidades de crescimento.