Como poderia ter sido impedida a revolta da vacina?
Respostas
Resposta:
Poderia ser impedida da seguinte forma:
Explicação:
(Me desculpe, eu acabei comentando ao invés de te responder)
Antes de definirmos uma solução, precisamos entender o que estava acontecendo naquela época.
Então, como eu estava dizendo, antes da revolta da vacina acontecer, lá em 1904, no Rio de Janeiro a situação era a seguinte:
Havia muito lixo nas ruas, toneladas e toneladas, com isso, diversas doenças acabavam se espalhando por conta disso (principalmente a varíola).
Além do lixo, a população vivia em barracos e em situações muito precárias, o que também ajudava e muito a proliferação de doenças.
Então, o presidente da época, Rodrigo Alves decidiu reurbanizar o Rio de Janeiro. Com isso, iniciou a construção de grandes obras públicas, o alargamento de ruas, avenidas e o combate às doenças.
Porém, para que isso pudesse acontecer, as pessoas mais pobres que moravam nas condições citadas acima, foram expulsas de forma extremamente violenta do local onde elas moravam, com isso, elas foram obrigadas a se mudar para os morros do Rio de Janeiro (já da pra imaginar a revolta desse pessoal né?)...Não vou me aprofundar nessa história, pois você quer uma solução para impedir a revolta das vacinas.
Então, quando chegou no período de vacinação, as pessoas não faziam ideia da eficácia ou do porque tomar a vacina, muitos pensavam inclusive, que a vacina seria para exterminar/eliminar de vez os mais pobres, já que anteriormente eles foram expulsos de onde viviam, a vacina era totalmente diferente de hoje (doía muito), era obrigatória etc.
Vamos lá... Acredito que a solução estaria na forma que o governo deveria ter tratado as pessoas antes de expulsa-las do local onde viviam, provavelmente, se não fosse por esse motivo, não haveria tanta revolta. Claro, que além disso, deveria haver um plano para explicar o porquê da vacinação (já que o pessoal da época não entendia muito bem), além disso, vacinar as pessoas sem ser de formas violentas.
Sinceramente, não sei se te ajudei...Espero que sim.