Analisando esse trecho o que é possível concluir sobre as relações de gênero na Mesopotâmia: * 1 ponto a) O artigo em questão evidencia que as relações sociais poderiam ser igualitárias pautadas em princípios como o respeito mútuo entre os cônjuges e entre senhores e escravos, bem como a solidariedade entre as famílias e a proteção do mais forte sobre o mais fraco. b) O trecho demonstra que a sociedade mesopotâmica era pautada em leis rígidas, mas que o perdão era algo bastante valorizado e incentivado. Acreditava-se que com o perdão poderiam ser resolvidos todos os conflitos, fossem eles familiares ou de uma cidade, de um reino. c) O trecho evidencia a autoridade do marido sobre a esposa. Portanto conclui-se que essa era uma sociedade patriarcal, baseada no poder do homem livre sobre os demais (mulheres e escravos). A família era um microcosmo de como funcionava a sociedade. d) Demonstra que assuntos familiares são assuntos particulares e que o poder público não se envolvia nas questões privadas. A questão da traição, por exemplo, deveria ser resolvida dentro de casa sem a necessidade de recorrer a justiça.
Respostas
Resposta:
1c
2a
Explicação:
1 - Sobre as relações de gênero na Mesopotâmia. O trecho evidencia a autoridade do marido sobre a esposa. Portanto conclui-se que essa era uma sociedade patriarcal, baseada no poder do homem livre sobre os demais (mulheres e escravos). A família era um microcosmo de como funcionava a sociedade. Alternativa correta, letra C.
As mulheres da Mesopotâmia eram tratadas completamente de forma desigual e sofriam tratamentos diferenciados entre si, e perante os homens, pois a classe social da mulher naquela sociedade, definia como elas deveriam se portar e se vestir.
Tais fatos estão documentados e nos mostram que as mulheres de classe alta poderiam andar nas ruas usando vestidos longos e com véus cobrindo seus rostos. Esta tradição ainda é obervada no Oriente Médio na atualidade.
No entanto, escravas, criadas e prostitutas eram proibidas de cobrir seus rostos, sob o risco de serem castigadas com chibatadas.
Aprenda mais sobre a Mesopotâmia:
brainly.com.br/tarefa/783428
Bons estudos!