• Matéria: Psicologia
  • Autor: mayrinhams
  • Perguntado 9 anos atrás

A psicanálise não tem nenhum motivo para ter medo do formidável avanço atual da neurociência. Ela o espera com impaciência, na medida em que esses novos dados nos servirão como novas portas de entrada em nosso modelo − necessariamente multifatorial −de qualquer situação psicopatológica. (Serge Lebovici) I - Do ponto de vista da neurociência, a frase de Lebovici não é verdadeira, na medida em que a psicopatologia não é multifatorial, mas determinada exclusivamente pela biologia. II - Do ponto de vista da psicanálise, a frase de Lebovici não é verdadeira, porque o avanço da neurociência poderá provocar o fim da psicanálise. III - Na atualidade, há psicanalistas e neurocientistas trabalhando em conjunto por acreditarem na colaboração das pesquisas nessas áreas. IV - Do ponto de vista da psicanálise, não há convergência possível entre a pesquisa psicanalítica e a da neurociência porque ambas partem de pressupostos teórico-epistemológicos absolutamente diversos. É correto APENAS o que se afirma em: (A)I e II. (B)I e IV. (C)III. (D) IV. (E) III e IV.

Respostas

respondido por: jacyarafabiola
14

alternativa III - CORRETA

respondido por: makmorales
9

O que podemos constatar como correto é que nos dias atuais há psicanalistas e neurocientistas trabalhando em conjunto por acreditarem na colaboração das pesquisas nessas áreas.

A colaboração entre as diversas disciplinas do conhecimento é um fator cada vez mais comum atualmente, ainda mais no campo na psicologia, que liga-se diretamente com o estudo do cérebro humano, a neurociência, além da própria medicina, de modo geral.

Letra C;

Abraços!

Perguntas similares