Por que as máscaras e as luvas descartáveis estão sendo um grande problema para o meio ambiente
Respostas
As máscaras entraram de vez no dia a dia da população mundial. Entrar sem a proteção em supermercados, por exemplo, pode atrair olhares de repulsa de outros compradores, como se a pessoa estivesse sem roupa. O cuidado é essencial para proteger outras pessoas de contraírem ou transmitirem o Sars-CoV-2, mas ele também pode representar danos ao meio ambiente. Isso porque muitos dos equipamentos de proteção individual (EPIs) não estão sendo descartados nos sacos de lixo, mas sim nas calçadas, parques e praias.
Já não é novidade que o plástico prejudica o meio ambiente. Ele pode demorar centenas de anos para se decompor por completo no solo. E, quando chega ao oceano, acaba sendo confundido com alimento pelos animais marinhos. Além disso, as luvas e máscaras jogadas no mar, com o passar do tempo, se tornam microplásticos.
Os microplásticos são pedacinhos de plástico de até cinco milímetros. Muitas vezes, quando estão no mar, eles absorvem produtos tóxicos, como pesticidas, que acabam entrando na cadeia alimentar. Os seres marinhos comem o material e depois nós comemos o peixe. Além disso, quando peixes menores comem os microplásticos, eles correm o risco de ter seus sistemas digestivos prejudicados, o que pode levar à morte. Sem peixinhos, não há comida para os maiores, iniciando uma grande onda de escassez.
espero ter lhe ajudado;)