FIORIN (2011) explica que "quando uma forma linguística atende a uma necessidade de comunicação, ela se difunde. Eis o caso do gerundismo. Os operadores de telemarketing descobriram que era útil. Porque soa como uma forma polida de falar, tal como o futuro do pretérito é usado por quem quer ser gentil, e dá uma ideia de descompromisso e desobrigação: 'vou estar enviando' não é tão afirmativo quanto 'vou enviar' ".
Qual sentença abaixo o emprego das formas verbais com gerúndio está correto por ter aspecto durativo prolongado:
( )Vou estar providenciando os documentos.
( )Vamos estar conversando com os alunos para informar os novos critérios.
( )A aluna vai estar agendando a prova por falta de estudo.
( )Os alunos deveriam entrar, mas estavam aguardando a sala ser desocupada.
( )É por isso que vou estar prorrogando o prazo de entrega do trabalho.
Respostas
Resposta:
Os alunos deveriam entrar, mas estavam aguardando a sala ser desocupada
Explicação:
O gerundismo é caracterizado pelo uso sistemático do gerúndio, isto é, fora de seu contexto (quando ele deixa de indicar uma ação contínua para indicar ações futuras). É considerado como um vício de linguagem, portanto, deve ser evitado.
A sentença que apresenta o correto emprego das formas verbais com gerúndio, por apresentar aspecto durativo prolongado, é a seguinte: "Os alunos deveriam entrar, mas estavam aguardando a sala ser desocupada". Por causa disso, deve ser marcada a alternativa D.
O que se pode entender de gerundismo?
Podemos dizer que gerundismo se caracteriza um vício de linguagem, uma vez que há o uso de maneira excessiva do gerúndio, que por sua vez se trata da forma nominal do verbo.
No caso em questão, há um gerundismo em todas as alternativas, com exceção da letra D, visto que "estavam aguardando" está correto.
Veja mais sobre o gerundismo:
brainly.com.br/tarefa/4606685
#SPJ6