Respostas
Resposta:
A civilização inca tinha um governo monárquico e teocrático, onde a autoridade mais alta era 'o inca'. O estado inca foi dividido em quatro e cada um era responsável por um 'Tucuy Ricuy', que atuava como governador do referido território.
Resposta:
O império inca, como as civilizações mais complexas do mundo, desenvolveu algum tipo de sistema para regular as relações entre seus membros. Assim, a organização do governo inca teve que ser esplêndida. Caso contrário, seria impossível construir cidades como Cusco ou Machu Picchu. O império inca foi dividido em quatro territórios, também chamados de ‘deles’: Chinchaysuyo (norte), Antisuyo (leste), Collasuyo (sul) e Contisuyo (centro do império, com a cidade de Cusco como capital).
O governo tinha o Inca como seu expoente máximo no poder. As leis estabelecidas priorizavam o trabalho e puniam os sapatos e os ladrões.
O imenso território inca foi comunicado através da rede de estradas ‘qhapac ñan’, que comunicava os principais pontos do império que cobriam os atuais territórios do Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Argentina.
E como era a organização política?
A civilização inca tinha um governo monárquico e teocrático, onde a autoridade mais alta era ‘o inca’. O estado inca foi dividido em quatro e cada um era responsável por um ‘Tucuy Ricuy’, que atuava como governador do referido território.
a) O Inca : Era a autoridade mais alta do império. Os imperadores receberam uma origem divina e títulos como “Sapa inca” (divino inca).
b) O conselho imperial : Era a entidade máxima dedicada inteiramente aos conselhos dos Incas. Era composto por 8 pessoas.
c) Os governadores deles (Suyuyuq) : Havia quatro governantes próprios.
d) O príncipe herdeiro (Auqui) : A tradição dos ‘Auqui’ foi estabelecida por Pachacutec, fundador de Machu Picchu. Seu filho Túpac Yupanqui foi o primeiro ‘auqui’.
e) O sumo sacerdote (Willaq Uma) : Ele governou as cerimônias religiosas com os incas.
f) Os amautas (Hamawt’a) : Sábios que prepararam a elite Inca.
g) O general do exército imperial (Apuskipay) : Ele comandou as tropas durante as guerras.
Explicação: