As abelhas utilizam a sinalização química para distinguir a abelha-rainha de uma operária, sendo capazes de reconhecer diferenças entre moléculas. A rainha produz o sinalizador químico conhecido como ácido 9-hidroxidec-2-enoico, enquanto as abelhas-operárias produzem o ácido 10-hidroxidec-2-enoico. Nós podemos distinguir as abelhas-operárias e rainhas por sua aparência, mas, entre si, elas usam essa sinalização química para perceber a diferença. Pode-se dizer que veem por meio da química.
LE COUTEUR, P.; BURRESON, J. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006 (adaptado).
As moléculas dos sinalizadores químicos produzidas pelas abelhas rainha e operária possuem diferença na
a) fórmula estrutural.
b) fórmula molecular.
c) identificação dos tipos de ligação.
d) contagem do número de carbonos.
e) identificação dos grupos funcionais.
Respostas
Resposta:
a) fórmula estrutural
Explicação:
A diferença está na posição da hidroxila
As moléculas dos sinalizadores químicos produzidas pelas abelhas rainha e operária possuem diferença na a) Fórmula estrutural.
Por definição, uma fórmula química representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula. Existem três tipos de fórmulas:
Molecular: é a representação mais simples e aponta apenas quantos átomos de cada elemento químico que constitui a molécula.
Exemplos: H2O (água), CO2 (gás carbônico).
Eletrônica (fórmula de Lewis): indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos.
Exemplo: H• •O• •H (água).
Estrutural plana: indica as ligações entre os elementos, cada par de elétrons entre os átomos é representado por um traço.
Exemplos: H – O – H
Mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/44459564