• Matéria: Direito
  • Autor: marlonxpirata
  • Perguntado 5 anos atrás

Maria, 29 anos, médica, moradora da cidade de São Paulo estava saindo do hospital que trabalha após um plantão de 24 horas. Quando estava dirigindo-se até seu automóvel que estava estacionado na quadra da frente, seu marido Joaquim liga para perguntar se ela jantaria em casa. Nas proximidades estava João, que percebendo toda movimentação de retirada do celular da bolsa resolver praticar um crime. Distraída, depois de falar com seu marido, ela coloca o celular no bolso de trás de sua calça enquanto procura as chaves do carro na bolsa. Rapidamente João puxa o celular do bolso de Maria e sai correndo em direção ao hospital com o objetivo de dar fuga. Menos de 5 minutos depois ele é abordado pelos seguranças que perceberam toda movimentação. Em seguida, policiais chegam e dão voz de prisão a ele.
Elaborado pela professora, 2021.

A partir do exposto acima, não resta dúvidas que João foi autor de um crime. Dessa forma, identifique: qual foi o crime praticado? Ele ocorreu na forma consumada ou tentada? Qual(is) os bens jurídicos de Maria foram atingidos?

Respostas

respondido por: kaua134victor
0

Resposta:

O crime de furto/ roubo

Consumada

Segurança de Maria, Celular


rafaeltheodoro28: Não foi roubo, foi apenas furto. O roubo é caracterizado quando o individuo subtrai para si, coisa móvel, alheia , mediante grave ameaça. No caso em questão, João aproveitou-se do momento de distração de Maria para praticar o delito.
respondido por: rafaeltheodoro28
0

Resposta:

Foi cometido o crime de furto, para q fosse caracterizado "roubo", é necessário o emprego de violência, ou grave ameaça. João aproveitou-se do momento de distração de Maria. O crime foi consumado, e o bem jurídico atingido foi o patrimônio de Maria.

Perguntas similares