Respostas
Resposta:
O usuário eventual e experimentador
É aquele que usa drogas vez por outra, em uma festinha com amigos ou nos fins de semana. É, geralmente, jovem ou adolescente que se inicia por curiosidade, espírito de aventura, modismo, imitação ou por pressão do grupo. Está no início, e não tem uma dependência pela droga. Geralmente começa com maconha ou certas drogas estimulantes "bolinhas" que, às vezes, mistura com bebidas alcoólicas. Salvo casos especiais, não apresenta distúrbios importantes e pode até se manter razoável no trabalho e nos estudos.
Nega que seja dependente, acha que consegue parar no momento em que quiser e argumenta que tal uso não lhe traz nenhum problema ou prejuízo. É claro que alguns deles, se não abandonam logo o uso, podem evoluir para a dependência. Não se deve esquecer que o usuário eventual de hoje, pode ser o dependente de amanhã.
O usuário dependente
É aquele que já usa a droga com regularidade ou freqüência, por exemplo, 2, 3, 4 vezes por semana ou mais. A característica importante do usuário dependente é o estado de mal-estar psicológico ou físico em que se apresenta quando, eventualmente, fica sem a droga. Tal mal-estar é um fator de continuidade do seu uso. Se a falta da droga produz apenas a sensação de mal estar psicológico diz-se que a sua dependência é psíquica ou mental, o que pode ocorrer com a maconha.
Se o mal-estar pela falta da droga se traduz por efeitos físicos (tremores, sudorese, náuseas, vômitos, perturbações mentais, cólicas, dores musculares, convulsões, etc), diz-se que a dependência é física ou orgânica, como ocorre com a cocaína, os opiáceos (morfina, heroína) e com os barbitúricos (hipnóticos).
O usuário crônico
É aquele onde o uso da droga já está crônico, tornando-se a principal razão de ser de sua vida. Usa droga praticamente todos os dias, Às vezes diversas vezes por dia. Tem uma verdadeira compulsão por ela ("craving", dos autores ingleses) e pode até cometer crimes para consegui-la. Pode apresentar também tolerância, com aumento gradual da dose que usa. É importante salientar que os usuários crônicos podem existir tanto com a dependência psíquica (maconha), como com a dependência física (heroína, etc).
O usuário traficante
É o usuário que também trafica, ou seja, que assim procede por uma série de razões com o objetivo de conseguir recursos para manter a sua própria dependência e o status no seio do grupo ou obter prestígio. Ocorre até mesmo por certa tendência psicológica comum em certos tipos de indivíduos que têm prazer em envolver outros em seus problemas, frustrações e desgraças.
Em pesquisa realizada com cerca de 1.600 usuários de drogas, a esmagadora maioria afirmou que foi levada ao uso por colegas, amigos, companheiros, namorados, conhecidos e não pelos traficantes. Este é um dado importante aos pais e à comunidade. O maior difusor de drogas entre os jovens pertence, geralmente, a seu próprio meio.
Explicação: dnd :)
Resposta: usuário eventual, usuário dependente, usuário crônico, usuário traficante.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO