A charge acima faz referência ao dia do fico ocorrido em 9 de janeiro de 1822. Nesta data D. Pedro I, então príncipe regente do Brasil, não acatou ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse imediatamente o Brasil, retornando para Portugal. O significado de ato simboliza:
a) A abdicação de D. Pedro I do trono brasileiro e o início da regência trina provisória.
b) A satisfação do povo brasileiro com a presença do monarca dando início as revoltas imperiais.
c) A difusão do nacionalismo europeu adotado por D. Pedro I nas terras brasileiras visando a centralização do poder.
d) A possibilidade de separação entre Brasil das Cortes de Lisboa e a manutenção do regime monárquico favorável as elites locais.
e) A realização da coroação de D. Pedro I como imperador perpétuo do Brasil e adoção de ações sociais amplas para o povo.
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação:
O Dia do Fico refere-se ao momento da história do Brasil em que o Regente D. Pedro I, a mando do povo, decidiu ficar no país. Marcou o início de um processo que culminou na independência do Brasil.
Opção correta letra d) "A possibilidade de separação entre Brasil das Cortes de Lisboa e a manutenção do regime monárquico favorável as elites locais."
A independência
No caso, D. Pedro permanecera no Brasil como regente. Durante seu tempo no poder, ficou claro o duplo caráter da revolução portuense, liberal, mas limitada a Portugal, enquanto para o Brasil propunha a recolonização e, portanto, era conservadora
Dom Pedro I como Regente do Brasil. Mesmo por pouco tempo, o governo interino de Dom Pedro passou por uma série de mudanças bastante drásticas.
Leia mais sobre a independência do Brasil em: brainly.com.br/tarefa/17690733