• Matéria: Ed. Física
  • Autor: flaviadefreitas27
  • Perguntado 4 anos atrás

Resoluçäo n§ 179 de 19 de dezembro de 1991 que revoga o Código de Ética Odontológica aprovado pela Resoluçäo CFO-151, de 16.07.83, alterado pelo Regulamento n§ 1 de 05.06.98
Em que ano foram criados e instituidos os Conselhos de Odontologia?


1964 Correto


Buscando facilitar e orientar a conduta humana dentro das atividades profissionais, em particular, o exercício da Odontologia, foi elaborado, em 1976, pelo Conselho Federal de Odontologia, o Código de Ética Odontológica (CEO), com a finalidade de educar e instruir o profissional, não sendo um instrumento punitivo para o cirurgião-dentista. Entretanto, sua compreensão não é simplória, o que se procurou demonstrar neste trabalho. Analisou-se a percepção dos cirurgiões-dentistas, alunos de cursos de especialização do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRACUSP), sobre os aspectos éticos da odontologia, por meio de questionário com questões estruturadas e dividido em duas partes
Após um desentendimento de ordem pessoal com o responsável legal de um paciente com quinze anos de idade, o cirurgião-dentista decidiu renunciar ao atendimento do paciente.
Para que a sua decisão não configure uma infração ética, é necessário que o cirurgião-dentista
Escolha uma:

comunique a renúncia, por escrito, ao paciente e ao seu responsável legal, fornecendo ao cirurgião-dentista que lhe suceder todas as informações necessárias para a continuidade do tratamento.


O presente estudo tem por objetivo ressaltar a importância do prontuário clínico odontológico nas perícias de identificação humana. Para tanto, realizou-se uma investigação com dados coletados dos registros do Laboratório de Antropologia Forense e Odontologia Legal do Instituto Médico Legal de Santo André - SP, referentes aos anos de 2000 a 2007. Dos laudos periciais analisados (n = 32), apenas 37,50% foram identificados, dos quais 66,67% o foram por meio de prontuário odontológico, mostrando que possui relevância clínica e pericial por subsidiar com mais conteúdo informações relativas aos pacientes tratados, podendo, dessa forma, afirmar a identidade do cadáver.

O aumento da demanda por perícias relacionadas ao exercício da odontologia legal no Brasil, verificado na última década, é decorrência, entre outros fatores, da entrada em vigor da lei que instituiu o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Sobre essa alternativa podemos considera-la:
Escolha uma:

certa


as questoes foram corrigidas pelo ava, espero ter ajudado

Respostas

respondido por: rosineteqmc
4

Resposta:

1. 1964

2. comunique a renúncia, por escrito, ao paciente e ao seu responsável legal, fornecendo ao cirurgião-dentista que lhe suceder todas as informações necessárias para a continuidade do tratamento.

3. certa

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares