Respostas
Resposta:
Wendley, eu sei que já faz muitos anos que essa pergunta foi feita, mas creio que a resposta dada foi um tanto pobre...
O reino animal é logo relacionado aos vertebrados, artrópodes, e vermes... Aqueles poucos filos que a gente estuda na escola. Porém este reino é mais diverso que isso, abrigando seres microscópicos como por exemplo, os Rotíferos, que contém cerca de apenas 1.000 células, e os Rombozoários, que podem conter de 20 a 30 células. Isso é muito pouco! Quando observados, estes seres se parecem muito mais com protozoários que com animais. Qual a diferença entre eles afinal?
O reino dos protozoários é bastante controverso, pois possui muitos indivíduos diferentes entre si, sem relação evolutiva. Parece não haver critérios exatos para que organismos sejam classificados nesse reino. O protozoário é aquele organismo que não se encaixa nos outros reinos.
Os irmãos Brusca, autores do enorme livro "Invertebrados", definem que os protozoários são os seres eucariontes (logo, não se encaixam no reino Monera) que não apresentam nível de organização tecidual e não passam pelo processo de formação dos folhetos embrionários que ocorre nesses grupos (Logo não se encaixam nos reinos Metaphyta nem Metazoa pois são unicelulares e não possuem tecidos).
A principal diferença entre protozoários e fungos está na digestão (interna nos protozoários e externa nos fungos). Outras diferenças são a parede celular ( alguns protistas não possuem parede celular, enquanto outros possuem parede celular de celulose, silica, carbonato de cálcio e outras substâncias. Os fungos possuem parede celular de quitina.), a reserva energética ( nos fungos a reserva é o glicogênio, enquanto os protozoários possuem diversas reservas). Outra diferença é que os fungos não possuem organelas locomotoras, que estão presentes em vários protozoários.
E aí, entendeu por que os protozoários não se encaixam nos reinos Fungi, Metaphyta (vegetal) , Metazoa (animal) nem Monera? Essa dificuldade em encaixar os protistas em outros reinos acabou criando um reino à parte, só com organismos "diferentões".
Espero ter ajudado!!
Fotos anexas: Um Rhombozoário ( o que se parece com um verme), Um rotífero, e a capa do excelente livro "invertebrados" de Brusca & Brusca.
Explicação: