Respostas
Resposta:
Homero, o Primeiro Educador Grego
Considerando que há dois períodos na história da educação grega: um período antigo, que compreende a educação homérica e a educação antiga de Esparta e Atenas, e um novo período, o da educação no "século de Péricles", correspondendo este ao período áureo da civilização grega, o qual se inicia com os Sofistas e se desenvolverá com os filósofos gregos do período socrático: Sócrates, Platão e Aristóteles. Depois, com período helenístico, já de decadência, em que a Grécia é conquistada pelos macedônios. A Grécia triunfou pela sua cultura, que se difundiu e universalizou. Somos herdeiros dos gregos e fiéis depositários do seu legado cultural; na sua atividade racional e nos seus ideais se encontram algumas das nossas raízes culturais mais profundas. Enfim, a nossa cultura ocidental é estruturada pela ética, a moral, o saber e por fim a razão grega.
Desde os tempos mitológicos os gregos importavam-se com valores éticos e morais o que nos possibilita afirmar que história da educação, começa na Grécia, porque é com os gregos que a compreensão da subjetividade e da introspecção ganham sentido pragmático. A preocupação com o problema educativo é a preocupação dominante na Atenas do século V a.C. Os sinais disso são bem evidentes: aparecimento dos Sofistas que se apresentam com novas propostas e soluções educativas, com um novo plano de estudos e como outros e novos mestres, em nada semelhantes aos do passado; o saudosismo grego a sua época áurea fica evidente nos anseios dos filósofos que em suas obras mostram a importância homérica na educação, principalmente para moldar o espírito grego. A preocupação de Sócrates no que é a virtude e pode a virtude ser ensinada? Uma pergunta bastante reveladora quando pensamos em educação numa Grécia que não está mais em seu apogeu; Platão que na República propõe as suas respostas a estes mesmos problemas; Aristóteles em Ética a Nicômaco constitui também uma visão do problema educativo.
Para Platão, a questão central e decisiva tratando-se de educação se resume, a saber, o que é a virtude. O tema de todos os diálogos platônicos é bem a prova disso; é verdade que se questiona e se procura saber o que é a coragem, a sabedoria, o amor, o belo, a justiça... E tantas outras virtudes! O problema é que esses valores são, ao fim e ao cabo, apenas exemplos de virtudes ou atributos do homem virtuoso, mas não é a virtude. Mas é a virtude a estrutura principal no modelo educativo dos gregos e seu espírito.
Bons Estudos! ^^