As empresas estão inseridas dentro de quatro tipos de estrutura de mercado. São elas: monopólio, oligopólio, concorrência monopolista e concorrência pura. Assinale a alternativa que apresenta características e exemplo de uma estrutura de mercado.
A.
Oligopólio: se dá quando determinado setor ou ramo tem apenas uma empresa vendendo em determinada região. Exemplo: a Petrobrás no que se refere à exploração do petróleo em águas profundas no Brasil.
B.
Monopólio: uma pequena quantidade de grandes empresas vende e controla o mercado. Exemplo: a Petrobrás no que se refere à exploração do petróleo em águas profundas no Brasil.
C.
Concorrência pura: muitos concorrentes com ofertas de produtos e serviços similares; no entanto, são capazes de se diferenciar no todo ou em parte. Exemplo: mercado de restaurantes – em cada cidade, existem centenas de restaurantes com grande variedade de pratos, preços e serviços.
D.
Concorrência monopolista: caracterizada por um grande número de concorrentes e muitos consumidores. Nesse caso, não é difícil entrar e sair do mercado; por isso, são muito numerosos. Exemplo: academia de ginástica.
E.
Monopólio: se dá quando determinado setor ou ramo tem apenas uma empresa vendendo em determinada região. Exemplo: a Petrobrás no que se refere à exploração do petróleo em águas profundas no Brasil.
Respostas
Resposta:
Monopólio: se dá quando determinado setor ou ramo tem apenas uma empresa vendendo em determinada região. Exemplo: a Petrobrás no que se refere à exploração do petróleo em águas profundas no Brasil.
Explicação:
Resposta:
E. Monopólio: se dá quando determinado setor ou ramo tem apenas uma empresa vendendo em determinada região. Exemplo: a Petrobrás no que se refere à exploração do petróleo em águas profundas no Brasil.
Explicação:
Os quatros tipos de estrutura de mercado são:
Monopólio: se dá quando determinado setor ou ramo apresenta apenas uma empresa vendendo em determinada região, e, por isso, detém controle sobre os preços. Exemplo: a Petrobrás no que se refere à exploração do petróleo em águas profundas no Brasil.
Oligopólio: uma pequena quantidade de grandes empresas vendem e controlam o mercado. Exemplos: telefonia e setor siderúrgico.
Concorrência pura: caracterizada por um grande número de concorrentes e muitos consumidores. Exemplo: mercado de restaurantes – em cada cidade, existem centenas de restaurantes com grande variedade de pratos, preços e serviços.
Concorrência monopolista: muitos concorrentes com ofertas de produtos e serviços similares; no entanto, são capazes de se diferenciar no todo ou em parte. Exemplo: academia de ginástica e salão de beleza.