Respostas
A estrutura fundiária do Brasil é caracterizada pela acumulação de terras por parte dos grandes latifundiários. Esse cenário teve origem no Brasil Colônia e ainda excita amplas discussões.
A organização fundiária de um país é analisada de acordo com a dimensão e distribuição das porções de terra. No caso do Brasil, os levantamentos evidenciam uma extrema desigualdade entre os privilégios dos fazendeiros e a forma de sobrevivência dos trabalhadores do campo.
Com o Estatuto da Terra, criado em 1964, o governo brasileiro ordenou a elaboração de censos – mapeamento das propriedades rurais e seus perfis – para normatizar os chamados módulos rurais e fiscais. Entre os critérios observados estão a localização, produtividade do solo, clima e a variedade de mercadorias produzidas.
Sigam meu Instagram: matheus_aquino2k21
Resposta:
A colonização portuguesa motivou os primeiros problemas na estrutura fundiária do Brasil. A implantação das capitanias hereditárias concentrou os territórios conquistados em quinze lotes, começando pelo litoral. Essas terras eram administradas por capitães donativos – membros da classe nobre, comerciária e burguesa.