• Matéria: História
  • Autor: macro13
  • Perguntado 4 anos atrás

Faça uma pesquisa sobre os seguintes povos que habitaram a região da Mesopotâmia ou que tiveram influência sobre essa região.
1 - Hebreus

2 - Fenícios

3 - Persas​

Respostas

respondido por: SenninOrochimaru
1

Resposta:

1 - Hebreus: Os hebreus, mais tarde chamados de israelitas e depois de judeus, eram um antigo povo, originalmente da Mesopotâmia, que se instalou em Canaã (Síria, Líbano e Israel de hoje). Os seus reinos nunca foram dominantes nem duradouros, e eles ficaram sob domínio de um império poderoso atrás do outro. Mas, justificadamente, os hebreus tiveram impacto maior sobre a história que todos os povos que os venceram. A sua crença em um deus único, preservada durante séculos de dispersão, domínio estrangeiro e perseguição, inspirou as três grandes religiões mundiais: o judaísmo, o cristianismo e islamismo.

2 - Fenícios: A civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. Com 200 km de extensão, corresponde a maior parte do litoral do atual Líbano e uma pequena parte da Síria. Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.

3 - Persas: A civilização persa foi uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade. A Pérsia situava-se a leste da Mesopotâmia, num extenso planalto onde hoje corresponde ao Irã, localizado entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio. Ao contrário das regiões vizinhas, possuía poucas áreas férteis. Esta civilização estabeleceu-se no território por volta de 550 a.C.. Através de Ciro, que era um príncipe persa, realizou a dominação do Reino da região da Média e, assim, deu início à formação de um bem-sucedido reinado que durou cerca de vinte e cinco anos. Nesse período, este talentoso imperador também conquistou o reino da Lídia, a Fenícia, a Síria, a Palestina, as regiões gregas da Ásia Menor e a Babilônia. O processo de expansão iniciado por Ciro foi continuado pela ação do imperador Dario, que dominou as planícies do rio Indo e a Trácia. Nesse momento, dada as grandes proporções assumidas pelo território persa, Dario viabilizou a ordenação de uma geniosa reforma administrativa. Pelas mãos de Dario, os domínios persas foram divididos em satrápias, subdivisões do território a serem administrados por um sátrapa.

Perguntas similares