Biodiversidade marinha
A baía da Ilha Grande figura entre as principais baías do Brasil, tanto por sua importância história quanto por sua enorme heterogeneidade ambiental. Com mais de 365 Ilhas, rochedos e lajes, além de muitas praias, quilômetros de costões rochosos e muitos manguezais e estuários, não é difícil relacionar esta quantidade de habitats à sua enorme diversidade biológica. Os estudos sobre a Biodiversidade da Baía da Ilha Grande foram desenvolvidos a partir de 1961 e seguem até os dias de hoje. Alguns organismos marinhos se destacam nesta região: são mais de 256 espécies de de algas, 26 de cnidários incluindo espécies coralíneas como Mussismillia hispida, 60 espécies de esponjas com novas espécies sendo descritas, 40 espécies de ascidiacea, também com uma nova espécie descrita. Suas águas eram conhecidas pela grande abundância de crustáceos de grande importância como lagostas, camarões, caranguejos e siris, além de grande variedade de pescados, sobretudo sardinhas e grandes predadores como robalos, garoupas, badejos e meros. A biodiversidade marinhada Baía da Ilha Grande ainda guarda muitas surpresas e mantém grande Importância, daí a necessidade de continuidade de estudos para entendê-la e permitir a melhor Gestão e conservação.
A pesca caiçara
As comunidades caiçaras realizam a pesca artesanal. Pesca artesanal é um tipo de pesca caracterizada principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações de porte pequeno, como Canoas ou jangadas, ou ainda sem embarcações, como na captura de moluscos perto da costa.
Os equipamentos variam de acordo com a espécie a se capturar (rede de cerco, emalhe, arrasto simples, arrasto duplo, tarrafa, linha e anzol, armadilhas e outras). Este tipo de pesca destina-se ao consumo familiar e ao mercado local ou nacional.
Perguntas
De acordo com o texto, por que a Ilha Grande tem uma enorme diversidade biológica?
Podemos confirmar que as 256 espécies de algas são as únicas responsáveis pela biodiversidade da Baía ilha Grande? Explique sua resposta com informações do texto.
Sabendo que os estudos sobre a Biodiversidade da Baía Ilha Grande iniciaram-se em 1961 e continuam até hoje, podemos afirmar que os cientistas conhecem toda a biodiversidade desse local? Explique sua resposta.
Como você já sabe, os caiçaras são comunidades tradicionais que vivem da pesca, da agricultura e do turismo, A partir dessas informações, responda:
a) Que tipos de embarcações são utilizadas pelos caiçaras para pescar?
b) Quais são as características da pesca artesanal? Em sua opinião, esse tipo de pesca é prejudicial ao ambiente? Por quê?
Respostas
Resposta:
A) O deslocamento dos pescadores até os locais de pesca é feito através de barcos de alumínio e motor de popa. Alguns pescadores da Barra do Una utilizam canoas a remo quando as redes são armadas mais próximas. As canoas a remo também são utilizadas por alguns pescadores quando pescam com "tarrafas".
B) A pesca artesanal é caracterizada pela sua produção em uma escala menor, e é exatamente esse processo que apresentar os fatores de importância social e econômico para as famílias que vivem às margens da costa brasileira.
Que tipo de pesca é prejudicial ao meio ambiente?
A pesca predatória consiste em retirada de peixes e outros animais marinhos em massa, essa prática é também conhecida por pesca de arrasto, onde muitas dessas embarcações industriais fazem uso de materiais que representam grave ameaça ao ambiente marinho, utilizando redes de malha fina que acabam matando os filhotes, etc.