• Matéria: História
  • Autor: viniciusgodoydossant
  • Perguntado 5 anos atrás

8 - O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social *
1 ponto
estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.
igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda.
agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.
tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva

Respostas

respondido por: Larissa098Domenico
6

Resposta:

A é falsa. No período a sociedade brasileira era profundamente desigual, com enorme concentração de poder econômico e político nas mãos de pequenos grupos de grandes proprietários.

B é falsa. Apesar da ordem social ter estagnado então, havia uma profunda diferença - e disputas - entre os mais ricos e os mais pobres.

C é falsa. A escravidão foi abolida em nosso país em 1888, de modo que o trabalho usado então já era o trabalho livre, embora fosse precário.

D é falsa. No período o Brasil já era um país democrático, e salvo em casos específicos, como Canudos ou o Contestado, o poder de dominação se dava pela via econômica, e não pela ditadura de aspecto militar.

E é verdadeira. A posse de terras era, então, a principal forma de poder econômico, de modo que os grandes latifundiários locais - que recebiam o "apelido" de coronéis -, pela coerção física ou pelos subornos e propinas, dominavam a política local.

respondido por: awnnabzfranco
0

Resposta:

c) agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.

Explicação:

Perguntas similares