sobre a diferenciação celular, explique porque mesmo que as células possuem o mesmo conjunto de cromossomos que a primeira célula formada elas apresentam uma especialização diversificada e atuam em estruturas bem diferentes entre organismo.
Respostas
Resposta:
As primeiras formas de vida na Terra deviam ser muito simples, constituídos por uma única célula com organização procariótica. Esses seres foram evoluindo e se diversificando com o passar dos anos.
“As primeiras células eucarióticas teriam surgido a partir das células procarióticas, que passaram a desenvolver dobramentos da membrana plasmática, tornando-se ainda maiores e complexas. Esses dobramentos teriam dado origem às organelas citoplasmáticas e à carioteca, estrutura membranosa que delimita o núcleo, onde se concentra o material genético da célula.” (LOPES; ROSSO, 2006, p. 27).
Lopes e Rosso (2006), afirmam ainda que dentre as organelas membranosas, apenas as mitocôndrias e os cloroplastos, parecem ter origem diferentes. Essas organelas responsáveis pela produção de energia das células animais e vegetais respectivamente, teriam surgido de relações simbióticas – mutualismo, entre seres procariontes aeróbios e eucariontes anaeróbios.
Outro passo muito importante na historia da vida foi o aparecimento dos seres eucarióticos multicelulares, isto é, constituídos de muitas células. Assim passam a viver juntas e dividem as tarefas de sobrevivência. Com o passar do tempo foram surgindo outros organismos com células cada vez mais especializadas no desempenho das funções especificas. O que permitiu o aparecimento de tecidos e dos órgãos dos organismos multicelulares.
3. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS
As células procarióticas são menores que as células eucarióticas. O cromossomo encontra-se disperso no nucleóide, tendo contato direto com o citosol já que essas células são desprovidas da membrana nuclear. Outra característica muito importante é a ausência das organelas citoplasmáticas. E a falta do citoesqueleto impossibilita a realização da mitose. Desta forma, realiza a reprodução assexuada.