(unesp-sp) — leia. quando sua influência [de péricles] estava no auge, ele poderia esperar a constante aprovação de suas políticas, expressa no voto popular na assembleia, mas suas propostas eram submetidas à assembleia semanalmente, visões alternativas eram apresentadas às dele, e a assembleia sempre podia abandoná-lo, bem como suas políticas, e ocasionalmente assim procedeu. a decisão era dos membros da assembleia, não dele, ou de qualquer outro líder; o reconhecimento da necessidade de liderança não era acompanhado por uma renúncia ao poder decisório. e ele sabia disso. (moses i. finley. democracia antiga e moderna, 1988.) ao caracterizar o funcionamento da democracia ateniense, no século v a.c., o texto afirma que
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: C) a Assembleia era o espaço dos debates e das decisões, o que revelava a participação direta dos cidadãos na condução política da cidade.
A assembleia era um espaço onde as decisões políticas da cidade eram tomadas. E isso nos mostra que o ideal de democracia grego, mais especificamente o ateniense, mantinha a participação popular como um de seus pilares.
O texto aborda a Atenas do século V (ainda antes de cristo). Ao líder não cabia tomar as decisões que lhe eram convenientes, e sim, perceber no debate com os próprios cidadãos quais eram as suas maiores necessidades.
O que o povo realmente precisava? Quais eram seus anseios, seus medos? O que poderia ser feito para a cidade ser melhor? O papel do líder era descobrir todas essas questões, para então tomar suas decisões.
Explicação: