• Matéria: Química
  • Autor: Daviqp
  • Perguntado 5 anos atrás

Um estudante, com a intenção de preparar 500 mL de soro fisiológico – uma solução aquosa de cloreto de sódio a 0,9 % (m/v), pesou 0,9 g de NaCl para dissolver em 500 mL de água. Porém, um colega, vendo o que esse estudante estava fazendo, chamou sua atenção afirmando que ele não estava preparando a solução corretamente.

Para ajudar o estudante a preparar corretamente o soro fisiológico, o seu colega o orientou a

a) Dissolver a amostra de 0,9 g de cloreto de sódio em 100 mL de água, transferir para um balão volumétrico de 500 mL e completá-lo com água.

b) Pesar 4,5 g, dissolver o cloreto de sódio em um pequeno volume de água, transferir para um balão volumétrico de 500 mL e, logo em seguida, completar com água destilada.

c) Pesar uma massa de 4,5 g de cloreto de sódio e dissolver diretamente em 1,0 L de água utilizando um béquer com capacidade suficiente.

d) Utilizar a massa de 0,9 g de cloreto de sódio e dissolver diretamente em 1,0 L de água destilada dentro de um béquer com capacidade suficiente.

e) Utilizar a massa de 0,9 g de cloreto de sódio, dissolver previamente a amostra pesada, transferir para um balão volumétrico de 500 mL e completá-lo com água destilada.

Respostas

respondido por: DeltaH
3

Para que a solução seja de 0,9%, a massa de NaCl precisa ser 0,9% do volume da solução. Isso quer dizer que uma solução de 100 mL precisa de 0,9 g de NaCl (ou seja, \frac{0.9}{100} = 0.9\%). No entanto, a solução tem volume 500 mL, ou seja, o quíntuplo de 100. Portanto, a massa do soluto precisa ser quintuplicada também, sendo 4,5 g de NaCl.

Ou seja, a alternativa correta é a letra B, pois indica justamente que o estudante precisa dissolver 4,5 g de NaCl nos 500 mL de água.

Perguntas similares