O envelhecimento é um fenômeno natural da vida que traz consigo algumas mudanças sofridas pelo organismo, consideradas normais para esta fase. Esse processo é visto em três dimensões, são elas:
1 ponto
biológica, cronológica e social
biológica, lazer e cronológica
biológica, psicológica e social
cronológica, ativo e social
social, comportamental e biológico
Respostas
Resposta:
Explicação:
A etapa da vida caracterizada como velhice, com suas peculiaridades, só pode ser compreendida a partir da relação que se estabelece entre os diferentes aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Essa interação institui-se de acordo com as condições da cultura na qual o indivíduo está inserido. Condições históricas, políticas, econômicas, geográficas e culturais produzem diferentes representações sociais da velhice e também do idoso. Há uma correspondência entre a concepção de velhice presente em uma sociedade e as atitudes frente às pessoas que estão envelhecendo.
O pressuposto deste estudo é analisar os aspectos envolvidos no processo de envelhecimento, enfocando a importância do contexto social na determinação da idade da velhice, pois indivíduo e sociedade estão relacionados diretamente. A relação entre os aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e culturais é fundamental na categorização de um indi-víduo como velho ou não. A pessoa mais velha, na maioria das vezes, é definida como idosa quando chega aos 60 anos, independentemente de seu estado bioló-gico, psicológico e social. Entretanto, o conceito de idade é multidimensional e não é uma boa medida do desen-volvimento humano. A idade e o processo de envelhe-cimento possuem outras dimensões e significados que extrapolam as dimensões da idade cronológica.