(Unicentro 2019) No final do século XX, a economia globalizada da Nova Ordem Mundial apresenta como características principais:
A) o colonialismo, a rígida regulamentação dos mercados financeiros e a não intervenção do Estado na economia.
B) o neoliberalismo, a desregulamentação das atividades financeiras e a não intervenção estatal nas matérias relativas às finanças.
C) a tendência nacionalista da produção, a desregulamentação dos mercados e o aumento da intervenção estatal no sistema financeiro.
D) o internacionalismo capitalista, a crescente regulamentação dos mercados financeiros e a não intervenção estatal nesse terreno.
E) o internacionalismo socialista, a rígida regulamentação dos mercados financeiros e a crescente intervenção estatal nos assuntos econômicos.
Respostas
Resposta:
B) o neoliberalismo, a desregulamentação das atividades financeiras e a não intervenção estatal nas matérias relativas às finanças.
As principais características da Nova Ordem Mundial são: B) o neoliberalismo, a desregulamentação das atividades financeiras e a não intervenção estatal nas matérias relativas às finanças.
A denominada “Nova Ordem Mundial” compreende a lógica de ordem de poder entre os Estados Nacionais, considerando o período após a Guerra Fria. De forma que a Nova Ordem Mundial se caracteriza como uma unipolaridade relacionada à área militar e por uma multipolaridade relacionada à economia.
A desvantagem desse plano geopolítico internacional compreende a polaridade com o militarismo e a vantagem compreende a diversidade em relação aos aspectos econômicos.
Devido a globalização, a “Nova Ordem Mundial” tem como característica envolver uma aceleração da onda de inovações tecnológicas, ao produzir uma expansão financeira.
Saiba mais sobre a “Nova Ordem Mundial” em: brainly.com.br/tarefa/21167386
Bons estudos!