2) (Fuvest-SP) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma versão “diet” e outra versão comum. Ambas contêm o mesmo volume de líquido (300 mL) e têm a mesma massa quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a versão comum contém certa quantidade de açúcar, enquanto a versão “diet” não contém açúcar (apenas massa desprezível de um adoçante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os resultados abaixo. Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/L, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente (apresente a resolução matemática):
a) 0,020 g/L
b) 20 g/L
c) 0,050 g/L
d) 50 g/L
e) 1,1 g/L
Respostas
A resposta é 0,020 g/L
O exercício, em suma, informa que a lata comum possui açúcar e a diet não possui. Diz, também, que os dois recipientes e ingredientes de ambos os refrigerantes são os mesmos ( menos o açúcar, é claro). Então, podemos inferir que a massa que o refrigerante comum possui a mais que o diet, é puro açúcar. Portanto, devemos fazer a diferença entre as massas do refrigerante comum e do diet:
331,2 g - 316,2 g = 15 gramas
Agora, sabemos que um litro é composto por mil gramas, e, nesse caso, queremos a concentração de açúcar a mais do refri comum, e sabemos, também, que essa concentração a mais é de 15 gramas, logo, concluímos que:
15 gramas é igual a 0,015 litros
Como queremos um valor aproximado, a resposta é 0,020 g
Explicação:
Caso esteja pelo app, e tenha problemas para visualizar esta resposta, experimente abrir pelo navegador https://brainly.com.br/tarefa/4042209
Primeiramente, calculamos a massa de açúcar:
Temos que:
Calculando a concentração:
Resposta D