Dê o significado das palavras:
Capital –
Meios de produção –
Capital produtivo –
Capital financeiro –
Capital comercial –
Monopólio -
Oligopólio -
Truste-
Cartel –
Respostas
Explicação:
Capital: O termo tem significado na economia que é ligado aos fatores de produção e geração de fluxo de rendimentos de uma organização.
Meios de produção: são os conjuntos formados por meios de trabalho e objetos de trabalho — ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si.
Capital produtivo: é aquele que cria valor por meio da transformação de insumos, incluindo a força de trabalho. É desse valor agregado que sai o lucro do investidor. Uma diferença importante entre esses dois tipos de capital é a sua estabilidade.
Capital financeiro: é o conjunto de ativos que movimentam a economia e podem ser convertidos em dinheiro. É o caso dos títulos de renda fixa e das ações negociadas na bolsa de valores, por exemplo. O capital circula no mercado financeiro, ambiente onde os ativos são negociados por meio de regras específicas.
Capital comercial: é o capital invertido na esfera da circulação mercantil. Na esfera da circulação, não há criação de mais-valia.
Monopólio: é uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades, de um determinado produto ou serviço. A palavra é de origem grega, sendo que mono significa “um” e polein significa “vender”.
Oligopólio: significa que há concorrência entre poucas empresas que produzem determinado produtos e existem muitos compradores. Como exemplo de oligopólio no Brasil, temos as companhias telefônicas. Existem apenas quatro: TIM, OI, CLARO e VIVO enquanto há milhões de consumidores.
Truste: é a união formal ou informal de duas ou várias empresas em uma mesma organização, de modo a aumentar o poder e controle das mesmas em um determinado setor. A expressão é uma adaptação do termo em inglês “trust”, que significa “confiança.
Cartel: é um acordo explícito ou implícito entre empresas concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros.
Espero ter ajudado.