• Matéria: Psicologia
  • Autor: tecfsmr
  • Perguntado 4 anos atrás

O aumento da desigualdade social vem acompanhado por um aumento das teorias que tendem a justificar o fenômeno. Enquanto a pobreza ou a condição assalariada, no modelo capitalista tradicional, podiam ser percebidas como consequências de uma ordem social injusta, no novo capitalismo tendem a ser associadas à natureza das coisas e, em última instância, à responsabilidade pessoal. Com relação aos processos de segregação e exclusão sociais, assinale a afirmativa correta. Escolha uma: a. A exploração implica atualmente na fixação de metas e resultados que são, geralmente, superiores às capacidades reais e obrigam a produzir muito mais do que o habitual. b. A mobilidade profissional na sociedade contemporânea atende à lógica da exploração, produzindo movimentos ambiguamente laterais, em que as pessoas têm pouca informação confiável sobre novas posições, o que pode conduzir a decisões equivocadas. c. A exclusão tende a substituir a relação de exploração, pois as novas formas de organização de trabalho indicam que só uma minoria de trabalhadores seria incorporada de maneira estável, enquanto a maioria se submeteria a condições de extrema precariedade laborativa. d. A tomada de consciência da exclusão gera uma reação de mobilização coletiva e de conflito organizado das instituições representativas, como os sindicatos, partidos políticos etc. e. A sociedade horizontal, baseada na exploração dos que ocupam posições superiores aos que estão em posições inferiores, está em transição para uma sociedade vertical, em que o importante é a distância em relação ao centro da sociedade.

Respostas

respondido por: recantoclarak
12

Resposta:

letra C. A exclusão tende a substituir a relação de exploração,pois as novas formas de organização de trabalho indicam que só uma minoria de trabalhadores seria incorporada de maneira estável, enquanto a maioria se submeteria a condições de extrema precariedade laborativa.

respondido por: cleberoguimarae
1

Resposta:

A exclusão tende a substituir a relação de exploração, pois as novas formas de organização de trabalho indicam que só uma minoria de trabalhadores seria incorporada de maneira estável, enquanto a maioria se submeteria a condições de extrema precariedade laborativa. Correto

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares