URGENTE!!!!!!!!!!
Portugal foi uma das primeiras nações a se lançarem ao mar em busca de novas rotas comerciais e novas terras além da Europa. Explique como se deu esse pioneirismo português na expansão marítima.
Respostas
Resposta:
Um dos pontos que primeiramente diferencia o caso português está relacionado ao processo de formação de sua monarquia nacional. Ao contrário dos longos e desgastantes conflitos que marcam a grande maioria dos processos de formação das monarquias nacionais, Portugal formou um estado centralizado em um relativo curto período de tempo. Já no século XIV, a chamada dinastia de Avis havia fixado uma situação política estável naquele país.
Além disso, devemos também salientar alguns outros aspectos de ordem histórico-geográfica que contribuíram enormemente na vanguarda marítima lusitana. A sua posição geográfica privilegiada transformava o litoral português em ponto de chegada e partida de várias embarcações que circulavam por diversos mares e, principalmente, pelo Oceano Atlântico. Não por acaso, a classe mercantil desse país teve a oportunidade de firmar laços comerciais com diferentes nações.
Dentre os fatores que colaboraram com esse feito, destaca-se a existência de um Estado centralizado que atendia aos interesses da próspera burguesia mercantil das cidades portuárias de Lisboa e do Porto. Assim, foi possível estabelecer um centro de referência em pesquisas náuticas, onde se recolhiam astrônomos, geógrafos, navegadores, cartógrafos e matemáticos, conhecido como Escola de Sagres. Além disso, Portugal é todo banhado pelo oceano Atlântico, o que influenciou no espírito navegador do seu povo.