PERGUNTA????
O risco financeiro é qualquer risco associado a finanças em transações de empréstimo em que há risco de inadimplência, e é entendido também como risco de queda, o que indica o potencial de perda financeira e incerteza sobre um negócio.
Em finanças, risco é a chance de obter perdas financeiras. Um ativo mais propenso a gerar perdas é dito ser mais arriscado. Porém, são os mesmos ativos que mais podem gerar perdas que também possuem maior potencial de ganhos. Para entender melhor, vale um conceito mais formal de risco, em que risco em finanças está associado às incertezas que provocarão uma maior variabilidade nos retornos de um ativo financeiro (BANCO DO BRASIL, 2018).
Sendo assim, descreva sobre:
a) Risco de Mercado;
b) Risco de Liquidez;
c) Risco de Crédito;
d) Risco Operacional;
e) Risco Legal.
Respostas
Resposta:
B - Risco de Liquidez;
Resposta:
Explicação:
a) Risco de MERCADO - O risco de mercado é geralmente definido como o risco de o valor de mercado da carteira, instrumento ou investimento aumentar ou diminuir como resultado da volatilidade e do movimento imprevisível das avaliações de mercado.
b) Risco de Liquidez - Risco de liquidez refere-se a como a incapacidade de um banco em cumprir com suas obrigações (sejam elas reais ou percebidas) ameaça sua posição financeira ou sua própria existência.
c) Risco de Crédito - O risco de crédito nada mais é do que a possibilidade de inadimplência que pode ocorrer em uma transação financeira. Quando uma pessoa ou empresa se dirige ao banco — para a tomada de um empréstimo, por exemplo —, antes de concedê-lo, a instituição faz uma análise do perfil do candidato e seu risco para o banco.
d) Risco Operacional - Risco operacional trata-se de todas as possíveis falhas internas — de estrutura, sistemas, pessoas, produtos ou processos — que podem acontecer dentro de uma instituição e, assim, acarretar prejuízos dos mais diversos tipos, sejam financeiros, sejam reputacionais, por exemplo.
e) Risco Legal - O risco legal engloba todas as ameaças as quais a empresa está vulnerável, em decorrência do mal cumprimento da legislação vigente.