As empresas de TI (tecnologia da
informação) vem contribuindo para o
desenvolvimento e a difusão da economia
solidária? De que forma?
Respostas
Resposta:
Não mesmo. Veja a definição de Economia Solidária:
"Economia solidária é definida como o "conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão." Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário." - Wikipedia.
Explicação:
Agora imagine o Google, a Microsoft, a Apple e tantas gigantes do setor de TI que concentram o capital na mão de poucos gênios por uma ideia brilhante.
Acredito que a capacidade de empréstimo está a cada ano mais local porém com interferência de consumo global. Aqui em MG para se descontar uma duplicata é absurdamente caro, no mais barato dos bancos. Isso só mostra o quanto estamos sendo vítimas de várias variáveis da modernidade, inclusive do setor de TI. Pois a informação é global, mas o acesso ao produto dessa informação a cada dia é menos global, e sim loca.