Respostas
Resposta:
A eletricidade está em praticamente tudo o que fazemos em nosso cotidiano. Aquecedores, aparelhos de ar condicionado, lâmpadas, chuveiros e ferros elétricos são alguns dos exemplos de aparelhos do dia a dia que precisam de eletricidade para funcionar.
Esse fenômeno é um dos assuntos de Física mais recorrentes em provas de vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seguir, listamos cinco coisas a respeito desse assunto que você deve saber!
1. Como é gerada a energia elétrica?
No Brasil, a principal forma de geração de energia elétrica é realizada pelas hidroelétricas, nas quais a força da água gira turbinas que, por sua vez, geram energia por meio de processos eletromagnéticos.
Outras formas de geração de energia elétrica, porém menos expressivas, são a queima de carvão nas usinas termoelétricas, a força dos ventos (energia eólica), a energia solar e a energia nuclear.
2. Aparelhos que mais consomem energia
O chuveiro elétrico geralmente é o aparelho que mais consome energia elétrica em uma residência, representando, em média, 30% do valor da conta de energia. Esse equipamento consome muita energia porque esquenta a água por meio do efeito Joule, processo em que a energia elétrica é transformada em calor. Para economizar energia, nos dias quentes, o chuveiro deve ser utilizado na posição verão. Outra forma de diminuir o consumo, tanto de energia quanto de água, é reduzir o tempo de banho.
Os aparelhos de ar condicionado também são responsáveis por um alto consumo de energia elétrica. Para economizar energia, os filtros desses aparelhos sempre devem estar limpos, pois a sujeira impede a circulação de ar, o que faz com que o aparelho precise realizar mais força para funcionar adequadamente. Com o ar condicionado ligado, portas e janelas também devem estar bem fechadas, assim, evita-se a entrada de ar do ambiente externo, minimizando o trabalho do equipamento.
Quanto à iluminação, as lâmpadas representam cerca de 20% da conta de energia. O segredo para economizar é evitar acendê-las durante o dia e sempre utilizar lâmpadas fluorescentes ou de LED, que consomem menos energia quando comparadas às lâmpadas incandescentes.
3. O que é kWh?
O kWh é a sigla para quilo Watt hora e é uma unidade de medida de energia. A quantidade de energia elétrica consumida é apresentada nas contas de energia em kWh. A energia consumida por aparelho é determinada a partir do produto da potência do equipamento pelo tempo de uso.
1 kWh = 3,6 x 106 J
4. Qual é a diferença entre AC e DC?
DC é uma sigla em inglês para corrente direta, também conhecida como corrente contínua. Essa corrente elétrica mantém valores e sentidos únicos em um circuito e é fornecida por pilhas e baterias.
AC é a sigla em inglês para corrente alternada. Esse tipo de corrente possui valor e sentido de propagação no circuito variáveis. A corrente da rede elétrica residencial é do tipo alternada.