TEXTO I
O frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética que surgiu no final do século XIX no Carnaval de Pernambuco. Representa uma das mais ricas manifestações artísticas da cultura brasileira e um símbolo da inventividade do povo brasileiro. A origem do frevo está associada à ocupação dos espaços públicos de Recife e Olinda e das relações sociais criadas nesses locais pelas bandas militares e suas rivalidades, escravos recém-libertos e a capoeira, a nova classe operária e sua inserção nos espaços urbanos. Os sentidos atribuídos ao frevo estão ligados a esse momento de efervescência política e social pós-abolição, quando se deu o movimento republicano e a formação da classe trabalhadora.
Assim, o frevo expressa o protesto político e a crítica social em forma de música, dança e poesia, constituindo-se em símbolo de resistência da cultura pernambucana e expressão significativa da diversidade e identidade cultural brasileira.
TEXTO II
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) aprovou o frevo, expressão artística do carnaval do Recife, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Em 2007, o frevo já havia sido declarado como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
"A capacidade de promover a criatividade humana e o respeito pela diversidade cultural é inerente ao frevo e a sua inscrição na Lista Representativa, pois fortalece a apreciação do espírito criativo da humanidade, graças a sua abertura a diversos indivíduos e comunidades. A inscrição reconhece também as medidas para salvaguardar essa manifestação, como a documentação e as atividades educacionais e de promoção", conforme informações publicadas no site da representação Unesco no Brasil.
Segundo os textos, reconhecer o frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade tem como um dos objetivos
a) proteger essa expressão artística brasileira, mantendo-a viva e segura, por intermédio da educação entre as comunidades.
b) promover essa dança folclórica brasileira internacionalmente, a fim de evidenciar toda a cultura de Pernambuco pelo mundo.
c) divulgar essa dança pernambucana nacionalmente, para que haja uma miscigenação com outras danças folclóricas do Brasil.
d) incentivar essa dança carnavalesca internacionalmente, a fim de que cada nação possa realizá-la corretamente.
e) expandir esse movimento artístico pelo Brasil para que o povo compreenda melhor a beleza estética do frevo.
victorramos201492:
essa menina esta a procura de um namorado add ai +55 17 99794-6542
Respostas
respondido por:
29
Resposta:
letra C
Explicação:
o frevo expressa o protesto político e a crítica social em forma de música, dança e poesia, constituindo-se em símbolo de resistência da cultura pernambucana e expressão significativa da diversidade e identidade cultural brasileira. Segundo os textos, reconhecer o frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade tem como um dos objetivos,no caso:
(C) divulgar essa dança pernambucana nacionalmente, para que haja uma miscigenação com outras danças folclóricas do Brasil.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás