1 - Segundo o texto “A posição de Aristóteles”, para determinar o que é justiça é preciso distinguir dois tipos de bens: os partilháveis que estão relacionados à quantidade que pode ser dividida e distribuída e a participável, esta que pode ser apenas participável. Para Aristóteles existiam também dois tipos de justiça na cidade, que são estas: a partilhável e participável , escreva ao que se refere cada tipo de justiça.
Respostas
respondido por:
3
Aristóteles nos conduz a refletir sobre dois tipos de bens: os partilháveis e os participáveis. Conforme esclarece Chauí (2012), um bem é partilhável quando se relaciona a uma quantidade que pode ser dividida e distribuída. Já um bem é participável quando é uma qualidade indivisível, impossível de ser repartida e distribuída.
Seguindo essa linha de raciocínio, Aristóteles aponta que há dois tipos de justiça na polis: a justiça distributiva relacionada aos bens econômicos partilháveis; e a justiça participativa, relacionada ao poder político participável. A cidade será justa, ao fazer a diferença entre essas duas formas de justiça e possibilitar a concretização de ambas em igualdade.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás