É interessante observar a simbiose entre o rito do deus africano Courá (que tem o mesmo nome no dialeto africano) e o rito católico, uma vez que a sacerdotisa negra invoca Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio. De certo modo, ao cultuar os santos católicos, os africanos estariam cultuando seus próprios santos, com outros nomes.
O objetivo do processo religioso descrito no texto era de
a) alterar símbolos originais para manter os fiéis.
b) extinguir práticas tradicionais para evidenciar conversão.
c) valorizar deuses pagãos para convocar uma guerra santa.
d) incorporar elementos distintos para recriar as tradições.
e) apresentar ídolos falsos para hositilizar as crenças europeias.
Respostas
Resposta:
Item a) alterar símbolos originais para manter os fiéis.
Explicação:
Esse tipo de movimento era feito para que os povos escravizados conseguissem cultuar seus Deuses sem serem perseguidos.
O objetivo do processo religioso descrito no texto apresentado está de acordo com a letra A) alterar símbolos originais para manter os fiéis.
A alteração que os escravizados faziam em relação aos símbolos do catolicismo era chamada de sincretismo. A seguir, analisaremos uma breve descrição:
- SINCRETISMO: relação entre santos católicos e entidades pertencentes ao candomblé, devido à repressão do catolicismo na época;
No momento em que chegaram às terras americanas para serem escravizados, os indivíduos negros africanos passaram a ter seu culto religioso proibido pelos colonizadores, os portugueses. Para "burlar" isso e poder continuar a cultuar seus deuses, os escravizados relacionavam santos católicos com as entidades do candomblé.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/32340708