A) Descreva qual foi o desempenho dos diferentes segmentos do agronegócio (insumos, primário, agroindústria e agrosserviços) brasileiro em 2020, destacando os ramos primários agrícola e pecuário:
B) Apresente os principais fatores que levaram os ramos primários agrícola e pecuário a apresentarem desempenhos tão elevados no ano:
C) Apresente sua percepção em relação ao desempenho do agronegócio na sua região (Como foi a safra? Como foi a produção pecuária? Houve elevação ou queda no emprego no campo e nas agroindústrias? etc.).
D) Descreva a importância do Agronegócio para a Economia Brasileira.
Respostas
Resposta:
a) Em 2020, o PIB teve alta para todos os segmentos do agronegócio, até mesmo para a agroindústria, que foi o segmento mais afetado pela pandemia. Especificamente, as variações no ano foram de 6,91% para os insumos, de 56,59% para o segmento primário, de 8,72% para a agroindústria e de 20,93% para os agrosserviços. Ademais, o excelente desempenho foi registrado para os dois ramos: o agrícola teve alta de 24,2% e o pecuário, de 24,56%.
b) Quanto ao segmento primário do setor (primários agrícola) , o importante crescimento do PIB esteve atrelado aos preços maiores na comparação com 2019 e à maior produção anual, com colheita recorde de grãos, safras maiores também para o café, a cana-de-açúcar e o cacau e expansão da produção de aves, suínos, ovos e leite. A questão dos custos foi mais marcante na pecuária: além dos insumos de alimentação, que estiveram expressivamente encarecidos já que os grãos operaram em patamares recordes, no caso da pecuária de corte, deve-se destacar também as fortes elevações do bezerro e do boi magro.
c) A colheita de soja da safra 2020/2021 avançou 6,49 pontos porcentuais na última semana e atingiu 11,2% da área plantada em Mato Grosso. Apesar do avanço, os trabalhos ainda estão bem atrás dos 44,5% de igual período da temporada passada e da média dos últimos cinco anos, de 32,5%, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). (Pecuária) Mato Grosso é responsável pela maior produção de gado bovino do Brasil, criando mais de 30 milhões de cabeças no Estado. A quantidade equivale a quase 14% do rebanho produzido no território nacional. Além disso, o Estado também se destaca no ranking internacional, sendo o sexto maior produtor de gado do mundo. Houve elevação no emprego no campo e nas agroindústrias.
d) O agronegócio brasileiro é responsável por grande parte da economia do país, representando cerca de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e por metade das exportações durante o ano de 2017. É também um campo repleto de oportunidades de investimentos, desenvolvimento e geração de empregos.Importante destacar, também, que o agronegócio é responsável por metade das exportações brasileiras.
Explicação:
Respondendo tbm por causa dos pontinhos ;)