O cruzamento de drosófilas de cerdas longas e ausência de olhos (AAbb) com drosófilas de cerdas curtas e presença de olhos (aaBB) produziu apenas descendentes de cerdas longas e com presença de olhos (AaBb). Do cruzamento-teste efetuado com os indivíduos da geração F1 foram produzidas 4 classes fenotípicas na seguinte proporção: 1 (presença de cerdas longas e de olhos) : 99 (presença de cerdas longas, ausência de olhos) : 99 (presença de cerdas curtas e de olhos) : 1 (presença de cerdas curtas, ausência de olhos).
2.1) Proponha uma hipótese para explicar este resultado. Use o teste do 2 para sustentar a sua hipótese e descreva as suas conclusões.
Respostas
respondido por:
1
Houve linkage; É um arranjo trans (os cromossomos dominantes estão ligados aos recessivos); A distância entre os locus é de 1 Unidade de Recombinação.
[99]: Aabb
[99]: aaBb
[1]: aabb
[1]: AaBb
Observe que há uma maior tendência de hereditariedade entre (Ab) e (aB) - 99% - e uma menor tendência de hereditariedade entre (aa) e (bb) - 1%.
Isso significa que há uma distância de 1 UR entre os locus.
Alem disso, infere-se, através de seus descendentes, que o indivíduo (AaBb) cruzou com um duplo homozigoto recessivo (aabb).
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás